fbpx
Email: contato@supletivobrasilead.com.br

Supletivo do Ensino Médio: entenda como ele pode ajudar na sua carreira

O supletivo do Ensino Médio pode ajudar você a ter um emprego melhor. Afinal de contas, esse é o desejo de muitos brasileiros. Dessa forma, pode-se ganhar mais e ter uma aposentadoria mais tranquila. Veja neste artigo como obter o certificado do segundo grau se você não o concluiu quando era mais novo.

O Ensino Médio é a segunda e última etapa da Educação Básica no Brasil. Antes dele vem o Ensino Fundamental. Depois vem o Ensino Superior. Mas paralelamente vem o ensino profissional, através do curso técnico.

Porém, basicamente, as empresas exigem o Ensino Médio da maioria dos trabalhadores. Portanto, para qualquer cargo que você assuma, é importante apresentar o certificado do segundo grau.

Ensino Médio: só 63,5% dos brasileiros são certificados

Embora as secretarias estaduais de Educação ofereçam o Ensino Médio e eles sejam cursos gratuitos, apenas 63,5% dos jovens com 19 anos têm o certificado no Brasil. É o que mostra pesquisa do Movimento Todos pela Educação.

Isso quer dizer que 1,2 milhão de jovens com 19 anos não têm o segundo grau. É um número bastante alto considerando que com essa idade muitos brasileiros estão no auge da profissão.

Mas quando não se tem o Ensino Médio, o trabalhador consegue emprego em áreas operacionais, ou seja, que exigem apenas a força física. Por isso, os salários são, em média, mais baixos. Certamente, há exceções, mas na maioria das vezes as pessoas com poucos anos de estudo não atingem salários mais altos embora trabalhem bastante.

Supletivo do Ensino Médio: um passo para o diploma técnico

Por consequência, ao tirar o certificado do Ensino Médio através do curso supletivo, o trabalhador abre caminho para o diploma técnico. Você já ouviu falar na Certificação por Competência? Ela é um sistema de avaliação que dispensa a realização de um curso se o interessado tiver experiência anterior ou já trabalhar na área em que pretende requerer o diploma.

É como o profissional com experiência em eletrotécnica. Ele pode obter o diploma como técnico em eletrotécnica e até tirar o registro profissional no CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais).

Contudo, para tirar o diploma técnico é precisar apresentar o certificação de conclusão do Ensino Médio logo na matrícula. Lembrando que com o título de técnico você pode ganhar até 40% mais do que o auxiliar e se aposentar como técnico, ganhando mais que um salário mínimo na aposentadoria.

Além disso, você não precisa parar por aí. É possível prestar o Enem, participar do Prouni ou dos outros programas federais para ter acesso ao Ensino Superior.

Para concluir, o supletivo do Ensino Médio abre portas no mercado de trabalho e nos estudos. Dessa forma, você pode escolher entre o supletivo presencial ou a distância. Ambos trazem benefícios à sua carreira.

Lembrando que o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional oferece supletivo EAD (Ensino a Distância) para todos os estados brasileiros. O objetivo é incentivar as pessoas a terminarem os estudos para ter acesso a melhores posições no mercado de trabalho.

Deixe seu comentário se tiver alguma dúvida sobre como fazer o supletivo do Ensino Médio que iremos responder!

Leia também

Qual é a idade para fazer supletivo a distância?

Diploma do segundo grau rápido: veja como conseguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *