fbpx
Email: contato@supletivobrasilead.com.br

Saiba quantos brasileiros não terminaram o Ensino Médio

Você faz ideia do número de jovens que não terminaram o Ensino Médio no Brasil? Pois saiba que eles representam 36,5% das pessoas com 19 anos. Com esta idade, muitos jovens já estão entrando na faculdade, porém, inúmeros fatores levam ao abandono escolar. Veja mais neste artigo.

Primeiramente, é bom ressaltar que o Ensino Médio é grande importância para o jovem brasileiro. Isso porque ele marca a conclusão da Educação Básica, que também é formada pelo Ensino Fundamental.

Sendo assim, terminar o Ensino Médio significa dizer que o jovem tem um conhecimento suficiente das disciplinas mais básicas, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Tais matérias, portanto, preparam o jovem para a maioria das profissões.

Afinal de contas, já imaginou um pedreiro que não sabe fazer cálculos, um atendente de Farmácia não saber o básico das Ciências ou, pior ainda, votar nas eleições sem conhecer nem um pouco de História?

Sendo assim, confira a seguir alguns números sobre este tema e veja os principais motivos que levam ao abandono do Ensino Médio por parte dos jovens brasileiros.

Mais de 1 milhão de jovens não têm diploma de Ensino Médio

Só para complementar, 1,2 milhão de jovens com 19 anos de idade não têm diploma de Ensino Médio no Brasil. O levantamento foi preparado pelo movimento Todos pela Educação que se baseou em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O mesmo levantamento demonstrou também que 62% desses jovens não estão mais na escola e 55% pararam de estudar ainda no Ensino Fundamental.

Portanto, o desafio dos governos tem sido manter os jovens na escola e ainda atrair os que estão fora delas. Por isso, o curso supletivo, atualmente chamado de EJA (Educação de Jovens e Adultos) foi uma alternativa encontrada.

SAIBA MAIS: Veja como funciona o Supletivo EJA EAD e confira se você se encaixa nos requisitos

Nesse sentido, confira a seguir os principais motivos que levam uma pessoa tão nova a desistir dos estudos.

Veja 14 motivos dados por jovens que não terminaram o Ensino Médio

GESTA – Engajamento Escolar investigou as causas que levam os adolescentes e jovens a não concluírem os estudos em seu tempo regular. Confira a seguir:

1.Acesso limitado (falta de vagas nas escolas);

2.Necessidade especial (5% dos desistentes têm limitação ou deficiência física);

3.Gravidez e maternidade (18% das meninas engravidaram);

4.Atividades ilegais (uso de drogas e envolvimento em crimes);

5.Mercado de trabalho;

6.Pobreza (jovens sem condições mínimas de alimentação, água e luz em casa);

7.Violência (jovens vítimas de bullying e assédio);

8.Déficit de aprendizagem;

9.Significado (acham que a escola não está adequada à sua realidade);

10.Flexibilidade (escolas muito rígidas);

11.Qualidade da educação (que desmotiva os alunos);

12.Clima escolar (muita briga ou bagunça);

13.Percepção da importância (jovens não veem importância nos estudos);

14.Baixa resiliência emocional.

Para concluir este artigo, os motivos internos ou externos existem para jovens que não terminaram o Ensino Médio. Entretanto, há uma segunda chance: o curso de EJA, que pode ser feito pela internet ou presencialmente em curto espaço de tempo.

Se você está nesta condição, ou tem um amigo ou parente que não concluiu o Ensino Médio, mande este link para ele. Afinal, entre em contato com o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) para reverter essa condição.

Aproveite e deixe seu comentário sobre a evasão do Ensino Médio logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *