fbpx
Email: contato@supletivobrasilead.com.br

Quem pode fazer curso supletivo?

mulher olhando para o lado com cara de dúvida
1037816

Você já se perguntou quem pode fazer curso supletivo, também chamado de EJA (Educação de Jovens e Adultos)? Afinal de contas, o supletivo é destinado para pessoas que não terminaram os estudos na idade certa. Sendo assim, a partir de quantos anos alguém já pode fazer o supletivo?

Essa é uma reflexão interessante. Isso porque se o supletivo não exigisse idade mínima para ingressar, os alunos mais novos poderiam repetir de ano ou abandonar a escola só para fazer o supletivo, que é feito em menos tempo.

Afinal, enquanto o Ensino Fundamental leva 9 anos para acabar, e o Ensino Médio é feito em 3 anos, o supletivo é bem mais curto, podendo ser concluindo em poucos meses.

Então, para tirar as suas dúvidas, acompanhe o próximo tópico.

Existe idade mínima para fazer o supletivo?

Para entrar no supletivo a fim de terminar o Ensino Fundamental (antigo primeiro grau), o aluno deve ter 15 anos ou mais. Já para fazer o Ensino Médio (chamado de segundo grau) o aluno deve ter 18 anos ou mais.

Dessa forma, as escolas conseguem selecionar os estudantes que não terminaram os estudos na idade adequada, sem misturá-los com os pequenos. Afinal de contas, seria constrangedor colocar um aluno de 40 anos de idade numa sala de 6.º ano, não é mesmo?

Contudo, com o ensino on-line essa situação mudou ainda mais. Cada aluno, da sua casa ou do seu trabalho, pode fazer as aulas pelo computador ou celular sem se preocupar em se sentir desconfortável em meio a uma turma mais jovem ou mais velha.

Só para complementar, é interessante lembrar que não existe idade máxima para concluir os estudos. Portanto, você já deve ter visto na imprensa pessoas com mais de 80 anos que fizeram uma faculdade.

Sendo assim, embora a média dos alunos do supletivo seja de 30 a 40 anos, nada impede que um jovem com 18 ou 19 anos esteja fazendo as aulas ou ainda que um idoso de 70 ou 80 anos queira recuperar o tempo perdido.

Vale a pena fazer supletivo?

Muitos trabalhadores vão levando a vida sem terminar os estudos até que sejam obrigados a apresentar o seu certificado de conclusão do ensino básico.

Isso pode ocorrer diante de um emprego novo, na hora de tirar um certificado por competência na área técnica ou de se apresentar num concurso público. Portanto, por mais que até agora você não tenha utilizado o certificado, ninguém sabe quando você precisará dele.

SAIBA MAIS: Veja como fazer a matrícula para o supletivo EAD

Por isso, é muito melhor se antecipar. Assim, você pode fazer o curso sem sofrer pressão de nenhum lado.

Portanto, confira as vantagens de fazer um curso supletivo:

  • você se prepara melhor para o mercado de trabalho;
  • aumenta a sua autoestima, pois demonstra que você é dedicado;
  • pode fazer uma certificação técnica;
  • pode ingressar numa faculdade;
  • prestar concurso público;
  • conseguir um emprego melhor.
Quem pode fazer o curso supletivo

Para concluir, saiba que quem pode fazer o supletivo são pessoas maiores de 15 ou de 18 anos, conforme a etapa escolhida. O certificado pode ser exigido diante de algumas situações, como um emprego novo. Por isso, é melhor se antecipar e já deixar tudo em dia.

Gostaria de saber mais sobre o funcionamento do supletivo EAD do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP)? Entre na página inicial do nosso site e veja as informações completas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *