fbpx
Email: contato@supletivobrasilead.com.br

Por que as empresas estão exigindo o Ensino Médio dos profissionais?

mulher digitando no computador no serviço

Você já percebeu que a maioria das vagas de emprego tem uma exigência em comum? É o Ensino Médio dos profissionais. Esse fenômeno ocorre porque as organizações estão cada vez mais competitivas. Portanto, qualquer diferencial na equipe aumenta os resultados da empresa.

Justamente por isso, muitos currículos são descartados na hora da seleção. Afinal de contas, as empresas precisam de profissionais com um conhecimento básico de todas as áreas. E o certificado do Ensino Médio comprova que o futuro funcionário tem conhecimento nas áreas humanas e exatas.

Além disso, o certificado do Ensino Médio dos profissionais demonstra que a equipe está mais preparada para novos treinamentos. Enfim, as empresas têm investido em cursos de capacitação e reciclagem para envolver os colaboradores.

Nesse sentido, saiba a seguir o volume de pessoas que ainda não tem os estudos concluídos no Brasil e, dessa forma, porque um diploma faz tanta diferença na busca pelo emprego no país.

Quantos profissionais não têm o Ensino Médio no país?

Apesar de o Ensino Médio dos profissionais parecer ser uma coisa bastante frequente, não é na realidade.

Portanto, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), feita em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 16,8 milhões de brasileiros com 25 anos ou mais que não têm certificado do Ensino Médio.

Aliás, esse número representa 12,5% de toda a população de jovens e adultos que poderiam estar trabalhando em empregos melhores e ganhando mais se tivessem o Ensino Médio completo.

Mas quando se fala em Ensino Fundamental, que vem antes do Ensino Médio, o número de pessoas sem certificado é ainda maior. Conforme a mesma pesquisa já citada, 44,2 milhões de brasileiros não concluíram o Ensino Fundamental, ou seja, 33,1% da população maior de 25 anos.

Inevitavelmente, pessoas que não terminaram os estudos na época certa enfrentam mais dificuldades na hora de procurar um emprego ou trocar de serviço. Algumas exceções, no entanto, conquistam uma boa carreira.

Mas há uma solução para esse contingente de brasileiros: o supletivo ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) que é voltado para maiores de 15 anos (Ensino Fundamental) ou 18 anos (Ensino Médio).

Informe-se a seguir como tirar o certificado para você ou para um amigo ou familiar.

Como obter o Ensino Médio dos profissionais?

O certificado do Ensino Médio é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Veja a seguir o passo a passo de como tirar o seu diploma.

  • escolha uma escola reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE);
  • faça a sua matrícula para o Ensino Fundamental ou Médio;
  • elimine os módulos com as respectivas provas;
  • obtenha o certificado do Ensino Médio em até 45 dias.

Lembrando que se a escola for particular é necessário pagar o curso. Portanto, em resumo, as empresas estão exigindo o Ensino Médio dos profissionais para ter uma equipe competitiva no mercado de trabalho. Assim, se conseguem bons resultados no final do mês.

O Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é uma escola particular de EJA a distância. O processo, portanto, é totalmente digital. Você não precisa sair de casa para ter seu certificado. Saiba mais clicando aqui.

LEIA TAMBÉM:

Qual é a idade para fazer supletivo a distância?

Diploma do segundo grau rápido: veja como conseguir

Como o diploma do Ensino Médio completo abre portas no mercado de trabalho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *