fbpx
Email: contato@supletivobrasilead.com.br

Para trabalhar na indústria precisa ter o Ensino Médio completo?

trabalhadores de indústria

Ter um emprego com carteira assinada numa fábrica é o desejo de muitos trabalhadores. Isso porque o serviço é mais garantido, e o profissional tem mais benefícios, como cesta básica e participação nos lucros. Entretanto, a dúvida é se para trabalhar na indústria precisa ter o Ensino Médio completo. Então, leia este post e saiba todos os detalhes.

Só para lembrar, existe uma parcela da população acima de 25 anos que não terminou o Ensino Médio. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 12,5% da população ativa no mercado de trabalho saíram da escola antes do tempo certo.

Desse modo, ao tentar um emprego numa indústria da cidade ou da região, por consequência, a pessoa encontra mais dificuldades que os candidatos que já terminaram os estudos. Para mudar essa situação é preciso fazer um curso supletivo. Hoje em dia existe o curso EAD (Ensino a Distância) que facilita bastante a vida do trabalhador.

Você sabe os setores industriais que mais exigem Ensino Médio?

Na prática, não existe uma lei ou uma norma específica que exija o Ensino Médio nas indústrias na hora de contratar funcionários. Entretanto, a maioria das empresas seleciona os futuros colaboradores pela formação escolar.

Aliás, uma pesquisa chamada Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), identificou que 13 milhões de trabalhadores deveriam ser qualificados no setor, incluindo a formação por Ensino Médio, cursos técnicos, profissionalizantes e até cursos superiores.

Nesse sentido, entre os setores que mais precisam de profissionais qualificados, segundo a pesquisa, estão:

  • Construção (3,8 milhões de trabalhadores);
  • Meio Ambiente e Produção (2,4 milhões);
  • Metalmecânica (1,7 milhão);
  • Alimentos (1,2 milhão);
  • Vestuário e Calçados (974,5 mil);
  • Tecnologia da Informação e Comunicação (611,2 mil);
  • Energia (661,6 mil);
  • Veículos (435,7 mil);
  • Petroquímica e Química (327,6 mil);
  • Madeira e Móveis (258,5 mil).

Por conta disso, o melhor a fazer é se qualificar. Assim, começando pelo certificado do Ensino Médio. Veja a seguir como obter o seu.

Como conquistar seu diploma de Ensino Médio?

Portanto, se você tem mais de 18 anos e parou de estudar antes de terminar o terceiro ano do Ensino Médio, você pode fazer o supletivo. Hoje o curso é chamado de EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Basicamente, você estuda as disciplinas, faz as provas e elimina módulos. Assim, dependendo da velocidade dos seus estudos, é possível tirar o diploma do Ensino Médio em até 45 dias.

Sendo assim, confira todas as informações de como obter o seu certificado clicando aqui.

Para concluir, é importante saber que para trabalhar na indústria precisa ter o Ensino Médio para se diferenciar dos demais candidatos ao emprego. Além disso, quem já está trabalhando pode se requalificar para conquistar uma promoção ou melhores postos de trabalho.

Por consequência, conheça melhor o supletivo EJA EAD do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) e comece a planejar já a sua conquista de uma melhor carreira.

APROVEITE PARA LER TAMBÉM:

Ensino supletivo: tudo o que você precisa saber sobre ele

5 dicas para realizar o sonho de voltar a estudar

Diploma do segundo grau rápido: veja como conseguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *