fbpx
Email: contato@supletivobrasilead.com.br

Os 6 principais passos para obter o diploma do Ensino Fundamental

Você se sente incomodado quando precisa dizer que tem o Ensino Fundamental incompleto ao preencher uma ficha? De fato, o diploma do Ensino Fundamental faz falta no dia a dia. Mas para saber como mudar esta situação, preste atenção na leitura deste artigo.

Primeiramente, é bom lembrar que 33% dos brasileiros com mais de 25 anos não terminaram o Ensino Fundamental no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

É, portanto, uma legião de pessoas que não puderam concluir os seus estudos na idade indicada. Seja porque não receberam incentivo dos pais ou porque não tinham condições de estudar devido a uma série de razões.

Mas nunca é tarde para realizar o sonho de voltar a estudar. Então, acompanhe a seguir os seis passos principais para conquistar o seu diploma de Ensino Fundamental.

Dica #1: Reconheça que precisa

É preciso, primeiramente, reconhecer que precisa do diploma do Ensino Fundamental. Seja para trabalhar, continuar os estudos, melhorar o currículo ou simplesmente mostrar a si mesmo que é possível.

Dica #2: Escolha a instituição

O segundo passo é escolher a escola. Leve em consideração, portanto, a instituição que tem diplomas reconhecidos, preço acessível e boas condições de estudo.

Dica #3: Matricule-se

Finalmente chegou a hora de se matricular no curso. Para as pessoas que já passaram da idade regulamentar, é necessário fazer o supletivo, também chamado de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Não é preciso, portanto, estudar com crianças ou cumprir vários anos para poder ter o diploma em mãos. Afinal, o tempo da EJA é reduzido. Mas um detalhe é importante: é preciso ter mais de 15 anos para se matricular na modalidade EJA.  

Dica #4: Providencie a documentação

Geralmente são exigidos os seguintes documentos para a matrícula: carteira de reservista (para homens); título de eleitor, histórico escolar, RG, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de endereço, foto 3×4.

Dica #5: Faça aulas e provas

Em seguida, já devidamente matriculado, estude as apostilas das disciplinas e faça as provas solicitadas. Se você optou por uma escola presencial, terá que comparecer às aulas e procurar não faltar. Mas se escolheu um curso supletivo EAD (Ensino a Distância), você estuda do conforto da sua casa e se comunica pela internet com a sua escola.

Dica #6: Aguarde o diploma

Após a aprovação nas avaliações, você estará apto a receber o diploma do Ensino Fundamental. Depois disso, é só atualizar o seu currículo. Então, se preferir, você pode fazer o Ensino Médio e até quem sabe uma faculdade. Lembre-se: não coloque limites nos seus sonhos.

Uma dica bônus que trazemos aqui é o curso Supletivo EJA EAD do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP). Ele é habilitado para conceder o diploma do Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano. Portanto, se você parou de estudar na antiga 5.ª série, fale com nossos analistas para saber se já pode se matricular.

No IBQP, o processo é rápido e sem burocracia. Portanto, o seu diploma pode sair em 60 dias.

Para concluir, não adie mais o sonho de tirar seu diploma do Ensino Fundamental, seja no IBQP ou em outra escola. Afinal, a qualificação é bem-vinda no mercado de trabalho, além de demonstrar que você é uma pessoa que supera desafios.

E, então, aproveite para seguir a fanpage do IBQP no Facebook e ficar por dentro das novidades do supletivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *