fbpx
Email: contato@supletivobrasilead.com.br

O supletivo dá direito a fazer concurso público?

alunos em prova de concurso

Será que o supletivo dá direito a fazer concurso público? A resposta é sim! Isso porque o certificado do supletivo tem o mesmo valor do certificado do ensino regular. Portanto, fique atento às dicas deste artigo.

Muitas pessoas sonham em passar num concurso público. Ele pode ser realizado pela prefeitura, pelo governo estadual ou pelo governo federal. Mas para assumir uma vaga na administração pública é preciso cumprir alguns requisitos, entre eles está a escolaridade mínima exigida.

Portanto, se a vaga aberta no concurso público exige grau de escolaridade de Ensino Fundamental, basta ter esse nível. O mesmo acontece com o Ensino Médio, Técnico ou Superior.

Nada impede, porém, que uma pessoa com nível Superior preste concurso para uma vaga de nível Médio. Afinal de contas, o candidato tem autonomia para escolher a vaga que quiser, especialmente quando a administração pública abre inúmeras vagas.

O que é preciso para assumir uma vaga na administração pública?

A Lei Federal 8.112 é o chamado Regime Jurídico Único dos Servidores Civis Públicos Federais. Ela rege como o cidadão comum pode trabalhar no poder público federal.

Mas, basicamente, ela inspira as leis estaduais e municipais para concursos públicos. Portanto, veja a seguir o que é preciso para ser nomeado numa vaga pública, conforme a lei citada e a Constituição Federal:

I – a nacionalidade brasileira;

II – o gozo dos direitos políticos;

III – a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

IV – o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

V – a idade mínima de 18 anos;

VI – aptidão física e mental.

Sendo assim, como você pôde conferir, é necessário comprovar o nível de escolaridade exigido para o cargo. Caso contrário, não é possível assumir a vaga.

Justamente por isso, quando a pessoa não tem o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio completo é mais difícil conseguir um emprego melhor. Afinal de contas, a carreira de servidor público ainda é vista como mais segura e estável. A demissão (no caso, a exoneração) só ocorre após um processo administrativo.

Como fazer o curso supletivo?

É comum as pessoas se desanimarem e ficarem acomodadas quando não têm os estudos concluídos. Mas, na verdade, voltar a estudar hoje em dia é mais fácil do que antigamente.

Afinal, com a ajuda da internet, é possível assistir às aulas, fazer as provas e obter o certificado sem ao menos precisar sair de casa. Portanto, o estudante pode se planejar e separar pelo menos uma hora do seu dia para se preparar. Afinal, se você não investir na sua formação ninguém poderá fazer isso por você.

Para resumir o tema, é importante lembrar que o supletivo dá direito a fazer concurso público. Se o cargo exigir Ensino Fundamental ou Ensino Médio completo, é possível assumir a vaga conquistada apresentando o certificado.

O Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é uma escola voltada à formação dos trabalhadores brasileiros. Por isso, oferece o supletivo EAD, que é 100% feito pela internet. Saiba mais clicando aqui.

Leia também:

Como conseguir um bom emprego depois de fazer o supletivo?

Ensino supletivo: tudo o que você precisa saber sobre ele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *