fbpx
Email: contato@supletivobrasilead.com.br

O supletivo a distância é reconhecido pelo MEC ou pelo CEE?

homem de idade sentado e vendo tablet

Será que o supletivo a distância é reconhecido pelo MEC? Em época de golpes pela internet, muitas pessoas ficam desconfiadas ao fazer um curso supletivo pelo computador. No entanto, é preciso saber apenas se a instituição tem reconhecimento. Afinal, o ensino pela internet já se tornou muito comum. Portanto, fique atento ao conteúdo deste post.

É interessante lembrar que hoje em dia as pessoas fazem tudo pela internet. Compram produtos, pagam contas, conversam com pessoas distantes e, inclusive, estudam. Sendo assim, se você tem um conhecimento mínimo de como mexer na internet, consegue fazer o supletivo a distância tranquilamente.

O que é o supletivo a distância?

O curso supletivo, ou EJA (Educação de Jovens e Adultos), ocorre quando a pessoa vai terminar o primeiro grau (Ensino Fundamental) ou o segundo grau (Ensino Médio) e já não tem mais idade para frequentar uma escola normal.

Portanto, o aluno faz o supletivo de três formas:

  • presencial: quando você vai até a sala de aula;
  • por correspondência: ocorre quando é possível estudar e mandar as avaliações pelos Correios;
  • pela internet: é aquele quando você faz as aulas e as provas pela internet, através de um programa específico mandado pela escola.

Cada modalidade, portanto, tem suas vantagens. Mas muitos escolhem o supletivo on-line porque podem fazer as aulas no melhor horário e local, de acordo com as suas necessidades e rotina.

O supletivo a distância é reconhecido pelo MEC?

Aqui estamos na pergunta inicial deste artigo. Portanto, a resposta é muito simples. Os órgãos superiores reconhecem o curso supletivo a distância, sim!

Afinal de contas, ele tem a mesma validade de um curso presencial, com o conteúdo das aulas e das provas parecido. A única diferença é que um ocorre numa escola e o outro em frente ao computador, tablet, notebook ou até mesmo celular.

Mas uma dúvida que ainda paira no ar é se o supletivo a distância é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Nesse sentido, a resposta também é simples: ele não tem o reconhecimento do MEC.

Isso ocorre porque o órgão responsável pelo reconhecimento do curso supletivo é o CEE (Conselho Estadual de Educação) do seu estado. Afinal de contas, se trata de um curso de nível fundamental e médio. Enfim, somente os cursos de nível técnico ou superior (como uma faculdade) precisam ser reconhecidos pelo MEC.

Que cuidados tomar antes de se matricular no supletivo a distância?

Basicamente, você precisa analisar os seguintes pontos:

  • custo do curso;
  • prazo de conclusão;
  • sistemática das aulas;
  • registro da escola no CEE;
  • validade do certificado.

Em resumo, verificando esses dados, é hora de dar andamento ao seu sonho de voltar a estudar para ter o Ensino Fundamental e o Médio concluídos. Para isso, não fique mais na dúvida se o curso supletivo a distância é reconhecido pelo MEC. Isso porque a responsabilidade pelo reconhecimento e legalização da escola é do CEE.

Então, conheça o supletivo EJA EAD do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP). A nossa escola é totalmente legalizada pelo CEE. Conheça melhor acessando aqui.

SAIBA MAIS – Veja como fazer a matrícula ao supletivo a distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *