Central de Atendimento: (11) 3042-9177

O certificado do supletivo EAD tem validade em todo o país?

mulher em pé, com o dedo no queixo, fazendo cara de dúvida

Pessoas que não concluíram os estudos na idade indicada buscam o curso supletivo. Mas devido às exigências do mercado de trabalho se veem forçadas a terminar o Ensino Fundamental e o Médio. Contudo, muita gente fica em dúvida se o certificado do supletivo EAD tem validade e se pode usá-lo nos futuros estudos e no trabalho.

Essa desconfiança, portanto, pode ser uma consequência dos golpes aplicados na internet. Enfim, existem muitas escolas de “fachada”. Elas vendem diplomas que tampouco têm o reconhecimento dos órgãos superiores de Educação.

Por isso, é importante checar a validade do certificado e a regularização da escola antes de se matricular num curso EAD, que é o Ensino a Distância pela internet. Afinal de contas, todos querem ter segurança e garantia numa hora tão importante como essa, que é a conclusão dos estudos.

Por que fazer um supletivo EAD?

Outro questionamento que povoa a cabeça de quem não tem o certificado do Ensino Fundamental e do Médio é “por que é preciso tirar o diploma agora, depois de já estar no mercado de trabalho?”

A resposta é objetiva: os tempos mudaram. Se antes a maioria das empresas aceitava empregados sem grau de instrução, hoje elas exigem o certificado. Isso porque, independentemente do posto de trabalho, é preciso uma hora ou outra fazer um atendimento ao cliente, consultar um e-mail, ligar para um fornecedor, entre outras atividades.

Essas ações, contudo, exigem que você, como funcionário, tenha um certo raciocínio e conhecimento técnico. As pessoas que não concluíram os estudos são capazes. Mas os empregadores podem ficar em dúvida na hora da contratação e preferir alguém com os estudos completos.

Como escolher a escola de supletivo EAD?

Basta digitar “supletivo EAD” na barra de pesquisas do Google que surgem milhares de resultados com escolas e artigos sobre o tema. Afinal, como estamos falando de um curso EAD, escolas de qualquer estado podem ofertá-lo.

Mas suponhamos que você mora no Rio Grande do Norte e queira fazer um curso supletivo EAD oferecido por uma escola do Rio Grande do Sul, será que o certificado terá validade no seu estado?

A resposta é sim! Isso porque o ensino supletivo ou EJA tem o aval de lei federal (está previsto na Lei de Diretrizes e Bases) e não exclui nenhum estado.

Nesse sentido, é bom ficar atento apenas à regularização da escola. Isso porque ela precisa ser regularizada pelo Conselho Estadual de Educação ou Secretaria Estadual de Educação do estado de origem da escola.

Para concluir, hoje em dia é mais fácil terminar os estudos, principalmente para quem ficou muito tempo longe da escola. Com o advento da internet, as aulas e provas podem ser feitas on-line, sem exigir muito conhecimento técnico ou um supercomputador. Por isso, o supletivo EAD tem validade e pode ser utilizado por brasileiros de qualquer canto do país.

Gostou das informações? Para ficar por dentro de como fazer sua matrícula numa escola reconhecida entre em contato com o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) através do nosso site do Supletivo EAD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *