fbpx
Email: contato@supletivobrasilead.com.br

EJA EAD: veja 6 respostas para as perguntas mais comuns

O curso EJA EAD é voltado para pessoas que não concluíram os estudos quando eram crianças e adolescentes. Mas agora, adultos e chefes de família, sentem a necessidade de ter um certificado no currículo.

Enfim, o mercado de trabalho é exigente. Aliás, pessoas com Ensino Médio, diploma técnico ou faculdade têm melhores chances. E quem não quer ter um emprego bom?

Portanto, veja neste post as principais respostas para as dúvidas mais comuns quanto à conclusão dos estudos. Veja como funciona a EJA (Educação de Jovens e Adultos) EAD (Ensino a Distância).

1. Com quantos anos posso fazer o supletivo?

O supletivo, também chamado de EJA, é uma oportunidade dada às pessoas adultas e idosas que querem tirar seu diploma. Mas para ter acesso a essa modalidade de ensino é preciso ter 15 anos ou mais para fazer o Ensino Fundamental ou 18 anos ou mais para ingressar no Ensino Médio.

2. O curso é de graça ou é pago?

Existem cursos gratuitos e pagos quando o assunto é supletivo. O curso é supervisionado pelas secretarias estaduais de Educação. Portanto, há iniciativas do poder público e das escolas particulares. Tudo depende da preferência do aluno, quanto à duração do curso e o fácil acesso às provas e ao certificado.

3. O supletivo dura quanto tempo?

O curso de EJA é bem mais curto que o ensino regular. O Ensino Fundamental dura 9 anos, e o Ensino Médio tem duração de 3 anos no ensino regular para crianças e adolescentes. Mas quando se trata do supletivo, a duração é de até 2 anos para o Ensino Fundamental e até 1,5 ano para o Ensino Médio. Mas é bom observar que o tempo pode ser bem menor que os citados.

4. O MEC reconhece o curso?

O MEC (Ministério da Educação) reconhece os cursos técnicos e de graduação. Portanto, o curso de EJA é acompanhado apenas pelas secretarias estaduais de Educação. Sendo assim, é importante checar se a escola tem o aval do Centro de Aplicações e Avaliações da secretaria.

5. É possível retomar os estudos depois de muitos anos?

É possível sim! Isso porque o aluno pode se sentir “enferrujado” no início da retomada, mas logo se acostuma. Além das aulas oferecidas pela escola, o aluno pode se valer de vídeos no YouTube e parentes mais estudados para ajudá-lo.

6. Se eu fizer o Enem eu não preciso fazer o supletivo?

Na verdade não! Até 2017 era possível fazer o Enem e, se alcançasse a pontuação mínima, obtinha o certificado do Ensino Médio. Mas as regras mudaram e agora é necessário fazer o supletivo.

Para concluir, para ter o certificado em mãos é preciso fazer o curso supletivo. Ele pode ser presencial ou a distância, através da metodologia do EJA EAD. Nesse sentido, é preciso escolher a escola, se matricular, fazer as aulas e obter o certificado.

O Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) oferece o curso supletivo EAD nas etapas de Ensino Fundamental e Médio. Para tirar outras dúvidas, acompanhe a seção de perguntas e respostas no site da escola clicando aqui.

SAIBA MAIS: Veja como fazer a matrícula no supletivo do IBQP  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *