fbpx
Email: contato@supletivobrasilead.com.br

É tarde demais para estudar? Veja nossas dicas

Muitas pessoas que já passaram dos 40 ou 50 anos e ainda não concluíram o primeiro ou segundo graus podem pensar que é tarde demais para estudar. Porém, não existe limite quando estamos determinados a fazer algo para melhorar nosso conhecimento.

Você sabia que até 2019 existiam no Brasil 3.273.668 pessoas fazendo supletivo? É até difícil de falar o número, não é verdade? Mas ele representa um pouco mais da população inteira de Brasília, por exemplo, que tem 3.015.268 de habitantes.

Contudo, embora esse número pareça alto, ele vem caindo. Isso porque segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao Ministério da Educação (MEC), houve uma queda de 7,7% na quantidade de matrículas no Ensino Fundamental (primeiro grau) e no Ensino Médio (segundo grau) em 2019.  

Por isso, não deixe de fazer parte da estatística das pessoas matriculadas no supletivo, que hoje é chamado de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sobre isso, confira nossas dicas a seguir que vão te convencer a voltar a estudar, que tal?

Dica #1: Você merece

Primeiramente, tenha ciência de que você merece ter um diploma, seja do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Isso porque se você não pôde estudar no tempo certo, por causa das dificuldades da época, agora certamente está numa condição mais favorável.

Dica #2: Nunca é tarde

Hoje em dia as pessoas vivem mais. Você sabia, por exemplo, que nos anos 60, a expectativa de vida era de cerca de 40 anos, e que hoje, em 2020, beira os 80 anos? Por isso, vive-se mais. Então, nunca é tarde demais para voltar a estudar.

Dica #3: Outros conseguiram

Nesse sentido, basta fazer uma pesquisa simples na internet para descobrir alguns casos interessantes. Um idoso de 94 anos que se formou em Direito no Rio Grande do Sul, outra idosa de 71 anos que concluiu Pedagogia, também no Rio Grande do Sul, e ainda um senhor de 80 anos que tirou seu diploma de História em Goiás. Porém, para chegar à faculdade, é preciso ter, pelo menos, o diploma do Ensino Médio.

Dica #4: É rápido

Antigamente, os cursos supletivos eram mais demorados. Mas hoje em dia são bem mais rápidos e práticos, eliminando matérias e levando você para o próximo nível. No Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), por exemplo, o supletivo EJA EAD dura cerca de 60 dias.

Dica #5: Não tenha vergonha

Certamente, surgem muitas barreiras quando começamos a realizar um sonho. Uma das primeiras delas é a vergonha. Falar ao marido, à esposa ou aos filhos e netos que você deseja concluir os estudos e até, quem sabe, fazer uma faculdade, pode te deixar receoso. Entretanto, com certeza, você terá o apoio necessário.

Dica #6: Invista em você

Por mais que você não queira entrar uma universidade nesta etapa da vida, ou ainda ter um diploma técnico, é importante investir em você com um diploma do primeiro ou do segundo grau. Por consequência, você terá uma chance melhor de emprego ou simplesmente aumentará sua autoestima.

Para concluir, é preciso ressaltar que nunca é tarde demais para estudar, pois somente você sabe os limites do seu sonho e a importância de realizá-los.

Agora, se você quer conhecer melhor como funciona o supletivo, fale com nossos atendentes que eles irão esclarecer suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *