fbpx
Email: contato@supletivobrasilead.com.br

É mais fácil concluir os estudos em casa do que na escola?

mulher sentada no chão em frente ao notebook

Você que não terminou os estudos na idade indicada e agora precisa do certificado do Ensino Fundamental e Médio, saiba que a modalidade de ensino a distância (EAD) chegou para ficar. Mas será que realmente é mais fácil concluir os estudos em casa? Veja mais detalhes neste post.

Primeiramente, é bom ressaltar que existiam no Brasil, no ano de 2017, 1,8 milhão de pessoas fazendo cursos on-line. Isso inclui tanto supletivos quanto faculdades, cursos técnicos de cursos de pós-graduação.

Portanto, isso demonstra que qualquer modalidade de ensino pode ser desenvolvida pela internet. Basta ter apenas uma boa conexão e um dispositivo, que pode ser um computador, um notebook, um tablet ou um celular moderno.

Quais as vantagens e desvantagens do curso on-line?

Na pandemia da Covid-19, as escolas e faculdades de todo o país ficaram fechadas. Com isso, até as crianças passaram a assistir a aulas on-line para não perder conteúdo.

Contudo, é preciso reconhecer que algumas pessoas não se adaptam ao curso EAD. Então, confira abaixo algumas informações sobre o curso on-line e veja se você se encaixa nas constatações.

Desvantagens

  • não ter o professor por perto para tirar uma dúvida;
  • ficar muito livre e, assim, não organizar sua rotina para fazer as tarefas;
  • não ter colegas de sala para interagir;
  • sentir-se descompromissado porque não há uma rotina de ir até a escola e responder chamada.

Vantagens

  • poder estudar na hora e no local que preferir;
  • não esperar o fechamento de turmas para pôr a mão na massa e começar a estudar;
  • fazer quantas aulas puder por dia;
  • contar com o suporte técnico da escola caso haja algum problema no site;
  • ter a liberdade de estudar na cama e de pijama, se preferir.

Portanto, antes de fazer a matrícula no curso supletivo (ou EJA como é chamado atualmente) tenha o cuidado prévio de verificar seu comportamento. Portanto, se você consegue se concentrar fácil na internet é melhor seguir o caminho do curso a distância.

Só lembrando que a decisão também deve levar em consideração a sua rotina. Se você trabalha, estuda e mora numa cidade de médio ou grande porte fica mais difícil frequentar uma escola devido à locomoção. Contudo, se você tem uma agenda mais livre, pode optar pelo ensino presencial.

O mais importante, acima de tudo, é não abandonar o sonho de voltar a estudar. Enfim, o estudo transforma as pessoas e abre novos caminhos. Assim, se você quer ter um emprego melhor, tirar um diploma técnico por competência ou passar numa faculdade, é preciso vencer esse medo de voltar a estudar.

Para concluir, se é mais fácil concluir os estudos em casa ou não vai depender do seu comportamento e da sua rotina. No entanto, é bom colocar na balança os prós e os contras do ensino on-line antes de tomar uma decisão.

Agora, se você bater o martelo no curso EAD, escolha o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), que tem processo totalmente digital desde a matrícula até a aprovação final. Saiba mais sobre como fazer sua matrícula já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *