fbpx
Email: contato@supletivobrasilead.com.br

Diploma do segundo grau rápido: veja como conseguir

Tirar o diploma do segundo grau rápido é essencial para quem precisa do documento para conseguir um emprego ou se inscrever num concurso público. Por isso veja neste artigo como o supletivo pela internet pode te ajudar.

Primeiramente, é bom lembrar que o Ensino Médio, chamado antigamente de segundo grau, é concluído em três anos, segundo o tempo regulamentar. Mas pelo supletivo normal ele pode ser feito em até seis meses.

Porém, com o supletivo on-line ou a distância, o prazo é ainda menor. No supletivo EAD (Ensino a Distância) do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), por exemplo, o processo pode durar 60 dias.

Isso porque o ensino a distância traz muitas vantagens ao aluno. Entre elas estão a possibilidade de acelerar os estudos e as provas por conta própria. Portanto, desde que seja aprovado, o aluno pode dar continuidade ao seu diploma de segundo grau rápido e seguro, dentro do seu ritmo de estudos.

Processo: como tirar o diploma do segundo grau rápido

Primeiramente, o aluno deve atender aos requisitos da matrícula no supletivo, que agora é chamado de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Portanto, se a pessoa já tem o Ensino Fundamental (conhecido antigamente como primeiro grau) e possui 18 anos ou mais, pode se inscrever numa escola de supletivo.

SAIBA MAIS: Confira aqui os documentos exigidos para apresentar na escola de supletivo

Aqui no supletivo do IBQP, o segundo grau é feito em três etapas: do 1º ao 3º anos. Sendo assim, o aluno deve baixar as apostilas das disciplinas de cada etapa e, posteriormente, marcar a prova.

O mais interessante, portanto, é que o processo é todo feito pela internet para facilitar o acesso do aluno. Atualmente, o Ministério da Educação (MEC) reconhece e valida o supletivo via internet.

Diferencial: como o Ensino Médio pode ajudar na sua profissão

Além de ser um desejo pessoal, motivado pela necessidade de superação, o diploma do segundo grau pode ser um diferencial no currículo.

Se você tem mais de 40 anos, sabe que antigamente as escolas de ensino médio não eram tão comuns, principalmente nas pequenas cidades, onde havia apenas um Instituto ou somente escolas de primeiro grau.

Esse, portanto, é um dos motivos que levaram muitas pessoas a não concluírem o Ensino Médio no tempo indicado. Mas agora essas pessoas, como você, sentem falta do diploma, pois até mesmo para trabalhar em funções operacionais, como em caixa de supermercado ou recepção, exige-se o diploma.

Metade

Para se ter uma ideia, 52,6% dos brasileiros com mais de 25 anos de idade não terminaram o Ensino Médio. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) de 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nesse sentido, o diploma pode te ajudar a passar num concurso público, conquistar uma promoção, um emprego melhor e, como consequência, ter uma melhoria na sua condição financeira.

Em suma, para tirar o diploma do segundo grau rápido e com a certeza de que ele terá validade, é importante se programar, estudar e fazer as avaliações para, enfim, cumprir esta etapa.

Que tal conhecer melhor o supletivo EJA EAD do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional? Acesse o site e tire suas dúvidas. Aproveite e deixe seu comentário abaixo sobre por que é importante ter um diploma de segundo grau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *