fbpx
Email: contato@supletivobrasilead.com.br

Como funciona o supletivo do terceiro ano do Ensino Médio?

Você concluiu o primeiro e o segundo ano do Ensino Médio, mas não conseguiu terminar o terceiro e último ano? Então, na prática, você tem apenas o Ensino Médio incompleto. Isso é uma barreira de hora de buscar um emprego, de prestar um concurso, de realizar um vestibular ou de obter um diploma técnico por competência. Por isso, acompanhe neste post como fazer o supletivo do terceiro ano do Ensino Médio.

Embora seja um único ano, dos três que compõem essa etapa de ensino, o terceiro ano é muito importante. Isso porque ele resume todos os conteúdos estudados e preparam o aluno para fazer um vestibular. Sendo assim, não é possível pular esta etapa.

Contudo, para eliminar de vez essa pendência e ter um certificado de Ensino Médio, com a etapa devidamente concluída, é preciso fazer o supletivo ou EJA (Educação de Jovens e Adultos). Saiba mais como funciona.

Escola presencial ou on-line?

O setor da educação oferece muitas opções aos estudantes que querem retomar os estudos depois de alguns anos parados. Portanto, há a opção de fazer um curso presencial (em sala de aula) ou on-line (em casa).

A vantagem da escola presencial é a interação com os alunos e o engajamento com o professor. Sendo assim, se você tiver dúvidas sobre o conteúdo pode questionar o professor e prontamente receber a resposta.

Porém, os benefícios do curso on-line é que ele é mais prático, tem horário mais flexível e é mais barato que o presencial. Isso porque você pode estudar no horário que lhe for mais conveniente. Além disso, é possível interagir com o professor em alguns cursos.

Nesse sentido, antes de escolher a escola é importante definir qual modalidade de ensino mais combina com o seu perfil.

Como concluir o terceiro ano?

No Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) o curso supletivo é totalmente on-line ou a distância, como também é conhecido. Sendo assim, você pode concluir o terceiro ano sem precisar sair de casa.

Na prática, você pode eliminar os conteúdos referentes ao primeiro e ao segundo ano. Assim, o aluno se dedica apenas ao terceiro ano. Portanto, o primeiro passo é se matricular no curso e pagar o valor da etapa do Ensino Médio.

Para fazer sua matrícula é preciso apresentar:

  • histórico escolar (ou ressalva);
  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de endereço;
  • uma foto 3×4.

Em seguida, você recebe acesso à plataforma on-line de estudos. Após revisar os conteúdos, você marca a sua avaliação. No total, são 12 provas. Cada disciplina tem 10 questões. Por consequência, o aluno deve acertar 50% de cada prova. Se não alcançar esse desempenho, o estudante pode fazer uma recuperação. Mas na segunda chance, a pontuação mínima sobe para 60% de acertos.

Para resumir, é possível fazer o supletivo do terceiro ano do Ensino Médio e, assim, obter o certificado do Ensino Médio completo. Aliás, com menos conteúdo, o estudo fica até mais fácil.

Se você optar pelo curso a distância, aproveite para conhecer o IBQP. Oferecemos o ensino supletivo de forma rápida, prática e simples. Acesse o site do supletivo EAD e saiba mais detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *